terça-feira, 24 de novembro de 2009

Numa noite como essa,
quente, seca, e cruel,
o véu de nuvens se dissolve.

Numa noite como essa,
concreto é o mundo
cimento armado ferro e solda.

Fogem-me as analogias.
Noite sem comparações,
onde é muito real o suor que escorre
e a camisa grudada à pele.

Nenhum Deus age numa noite como essa.

As estrelas não são "lantejoulas rápidas"
e o mar devolve o calor do dia num fenômeno
facilmente explicável.

Por mais que digam que o poeta
é um convertido à infância,
numa noite como essa
a infância para mim não passa
de um estado de perigosa vulnerabilidade.

Numa noite como essa
nunhum paraíso foi perdido,
logo, nenhum a ser re-conquistado.
Numa noite com essa
eu sempre fui um desterrado.

Numa noite como essa,
não caio na besteira de fingir
que sou o libertino que não sou,
escrevendo meia dúzia de sacanagens afetadas,
chãs.

Numa noite como essa
eu estou estranhamente calmo e aceito
por mim mesmo.

Numa noite como essa
eu me sinto um Rubbay de Khayyam.
Radicalmente estoico e permeado de tristeza
blue sufi.

Numa noite como essa,
só mesmo Blind Willy Johnson,
cuja madrasta cegou com produto químico
quando este era criança.
Willy Cego e seus gospel blues estranhamente pagãos.
Willy Johnson que com sua escatologia ressentida
quer que os donos do mundo ardam em chamas,
tão Steinbeck..., mas muito mais honesto
que o falso desespero punk-gótico-emo.
Não aguento mais o chorôrô dessa roqueiragem besta!

Numa noite como essa,
eu só não fumo porque tenho um medo desgraçado
de câncer na boca. Embora saiba que a morte é inevitável,
e imprevisível.

Numa noite como essa,
eu finalmente entendo o Pessoa:
"Estou hoje lucido..."
Numa noite como essa
"o céu e a terra bastam-nos. Querer mais é perder isto,
e ser infeliz."

Ai, Pessoa, sempre torno a ti,
sempre sampleando-te,
sempre o coringa delirante
atira lá do fundo tuas palavras,
e eu as pesco cá da superfície ondulante.

Numa noite como essa,
desfaço o único mistério poético desse poema,
deixando claro que essa "noite"
teve início num ponto impreciso da minha história,
e será toda ela, desse ponto em diante.

Nenhum comentário: